Lula destaca papel de Humberto Costa na construção da fábrica de hemoderivados

POLÍTICA 

Lula destaca papel de Humberto Costa na construção da fábrica de hemoderivados – Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Com investimento de R$ 1,9 bilhão, unidade foi inaugurada nesta sexta (14), em Goiana, na Mata Norte

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem alertado para a importância de reeleger o senador Humberto Costa (PT), aproveitou a inauguração da fábrica de hemoderivados para destacar a participação do então ministro da Saúde, na concretização do investimento.

“A gente certamente não estaria aqui hoje se Humberto não tivesse sido o ministro da Saúde. Eu autorizei fazer, mas quem pensou foi ele”, argumentou o presidente Lula na abertura do discurso nesta sexta-feira, na Hemobras, em Goiana, Mata Norte de Pernambuco. Em seguida, pediu ao senador que se levantasse para relatar um pouco da história que consolidou a fábrica como a maior da América Latina.

Ministro da Saúde entre os anos de 2003 e 2005, quando saiu para disputar uma vaga ao governo de Pernambuco, Humberto Costa lembrou que na época era grande a disputa pela fábrica.

“Era o pessoal do Butantan (em São Paulo), era o pessoal de Minas Gerais. Todo mundo queria essa fábrica para lá e nós dizíamos que Pernambuco, não só já tinha uma tradição nessa área, tinha grandes técnicos, como tinha a condição e a capacidade de fazer esse investimento”, relembrou, acrescentando ter negociado com o governador à época, Jarbas Vasconcelos para que o estado garantisse o que fosse preciso.

A unidade recebeu investimentos na ordem de R$ 1,9 bilhão. Vai produzir medicamentos a partir do plasma humano coletado em doações voluntárias realizadas em todo o país.

Por Betânia Santana

Compartilhe:

Deixe um comentário